DOUTORADO ALTERNATIVO EM ECONOMIAS POPULARES E TRANSFORMADORAS
DIRETORA:
VIRGELINA CHARÁ
UNIÃO DAS COSTUREIRAS. UNIVERSIDADE DO BEM VIVER.
UNIVERSIDADE DA TERRA E DA MEMÓRIA ORLANDO FALS BORDA
Justificativa
As economias transformadoras incluem todas as economias não capitalistas que, sem explorar o trabalho dos outros, respeitando a natureza e a diversidade socioeconómica em processos de produção responsáveis, distribuição equitativa, e trocas multi-recíprocas, geram mudanças nos seus territórios para viver e melhorar as suas comunidades. As outras economias podem ser sociais, solidárias, circulares, azuis, populares, comunitárias, mas todas são transformadoras.
A crise iminente do neoliberalismo como manifestação de um sistema que não responde às realidades e necessidades da vida social, expôs a ineficiência na satisfação das necessidades básicas das comunidades e dos trabalhadores, agravando a pobreza e a desigualdade socioeconómica, como consequência da produção e consumo desenfreados, característico do capitalismo, evidenciando a ruptura do equilíbrio ambiental, social e político, necessário à vida. Aspectos que levam à procura de novas alternativas econômicas que dêem conta da sustentabilidade e do desenvolvimento de capacidades que permitam uma vida digna (Cattani, 2004), de tal forma que é de vital importância gerar processos de formação que esclareçam esses processos e permitam às novas dinâmicas econômicas, dar um novo significado ao conceito de economias transformadoras a partir de diferentes visões e experiências a nível mundial, passando a integrar, no processo, o componente cultural emoldurado pela realidade social que permite uma análise crítica para a avaliação das propostas políticas e do reconhecimento da contribuição desta economia para o desenvolvimento local.
Caminho das conversas educativas
O Doutorado Alternativo em Economias Populares e Transformacionais é um processo de formação e investigação ao mesmo tempo, onde os processos investigados transcendem disciplinas específicas e se baseiam num amplo espectro de participação caracterizado pela cooperação sistemática com académicos, estudantes e professores.
O conhecimento declarativo - dizer coisas, ou ler coisas que outros disseram - deve dar lugar ao conhecimento de valores e ao conhecimento processual. A participação e a ação coletiva, em grupos, em assembleias, em reuniões de dois alunos... devem debater ideias, emoções e práticas, poder analisá-los e incorporá-los em um processo de sistematização.
O que mudou em nossa prática? Nossa prática parte de conhecimentos diversos - de bairro, ancestrais, provinciais -, que são justamente aqueles considerados residuais por não estarem dentro dos cânones convencionais. Parte dos conhecimentos aprendidos com a prática, nascem com a experiência. Parte dos métodos disciplinares às metodologias participativas e transdisciplinares, ou seja, do reconhecer a importância da transdisciplinaridade como uma nova forma de aprendizagem e resolução de problemas, que envolve a cooperação entre diferentes grupos de organizações e movimentos e a academia, para enfrentar os complexos desafios da socioeconomia.
O que é o Doutorado Alternativo em Economias Populares e Transformadoras?
O Doutorado Alternativo em Economias Populares e Transformadoras é uma proposta de ensino superior alternativa ao sistema económico capitalista e não pertence ao ensino formal convencional.
Coordenação
Coordenam e certificam: União das Costureiras. Universidade do Bem Viver - Universidade da Terra e da Memória Orlando Fals Borda
Direção
A direção está a cargo de Virgelina Chará.
Objetivo
O objetivo do Doutorado Alternativo em Economias Populares e Transformadoras é a formação e pesquisa a partir de práticas territoriais, para formular, investigar e resolver problemas com suporte epistemológico do bem viver do campo da pesquisa socioeconômica.
Conclusão
É estudado em Salas de Aula Vivas, ou seja, as salas de aula são onde se produz a socioeconomia, podem ser a Feira, a Milpa, a Huerta, o Monte, Finanças Éticas, Multitrueke, Moedas Sociais, o FSM, empresas recuperadas, oficinas de arte, espaços de autogestão, associativismo e Economia Social Solidária. Há também processos formativos virtuais e Círculos de Diálogo mensais.
Condições para Admissão
Qualquer pessoa que realize práticas socioeconômicas, que tenha participação em experiências, poderá ingressar no Doutorado. A condição é querer aprender a partir da prática. Para ingressar não é necessário ter concluído nenhum curso superior como mestrado ou licenciatura.
Metodologia de trabalho
Modalidade: Coletivo-Colaborativa. O Doutorado possui atividades de formação investigativa e não desvinculadas de vivências. Inspirado na educação popular de Paulo Freire, o ensino e a aprendizagem fazem parte de um mesmo processo de ensino-aprendizagem. Os alunos e os professores ensinam e aprendem ao mesmo tempo. Os homens e mulheres conhecedores são professores do processo ensino-aprendizagem, são autoridades detentoras de saberes milenares das comunidades indígenas, afrodescendentes e camponesas, conhecedores da experiência de suas práticas. Eles também acompanham educadores e professores convencionais.
Atividades de treinamento/pesquisa
Compreendem 4 quadrimestres, de 240 horas por quadrimestre, correspondentes à organização do plano de estudos de 2 anos. As atividades de formação nas salas/experiências deverão ser concluídas e deverá haver também uma reunião virtual zoom mensal, em diálogo com todas as salas de doutoramento vivas.
Os percursos de formação/investigação são diversos, variados, todos partem do fazer, os conteúdos não estão fora do grupo, onde se aprende a negociar, se aprende o preço certo, se aprende a organizar empréstimos solidários, a produzir agroecologia, a organizar finanças éticas, para construir uma revista-documento para comunicar o que estamos fazendo.
O desenho curricular é uma prioridade de cada Aula Viva, espaço a partir do qual se constrói o desenho educacional. Os Conteúdos, metodologias, didática da Aula Viva de Finanças Éticas serão diferentes da Aula Viva de Agroecologia ou da Aula Viva de Bioconstrução, porque as forças vivas de cada sala de aula são construídas por saberes, práticas, emoções, redes, organizações que já estão tecendo uma teia que hoje tem reconhecimento epistemológico visto que os territórios, além da cultura, produzem ciência.
Este design é apenas para quem precisa de um modelo para começar 👇
Proposta de Malha Curricular com Círculos de Diálogo
8 Etapas do Doutorado
Estágio de diagnóstico: organização do grupo de doutoramento alternativo identificação de salas vivas, identificação/matrícula de alunos e docentes.
Estágio de pré-projeto: documentos preliminares, esboços organizacionais, reuniões do grupo organizador.
Estágio de divulgação: entrevistas, publicações, revistas.
Etapa de apresentação: apresentações oficiais nacionais e internacionais
Estágio de projeto: corrigir e reescrever documentos iniciais.
Estágio de formação de alunos/professores: sobre o que é o doutorado, como se estuda, com quais formas, metodologia, avaliação.
Estágio de execução: Começa o curso de doutorado.
Fase de avaliação: Avaliação em processo, círculos dialógicos, feedback de pontos fortes e fracos.
Aqui 👇
É para quem quer colocar propostas 👉🏿 e deixar por escrito https://docs.google.com/spreadsheets/d/1fx8h0uFBim0sMNjLJbCPDCMXv1ICvEpQx09f6DLD6is/edit?usp=sharing
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